Profª Marlene Shimabuku, Colégio Estadual Anita Garibaldi - Ensino Fundamental e Médio, Jardim Alegre/PR.

terça-feira, 1 de março de 2011

Multiplicação - Quando funciona e como utilizar

Por Roberto Perides Moisés e Luciano Castro Lima*

    Ao lado da adição, da divisão e da subtração, a multiplicação é uma das quatro operações fundamentais da aritmética. Entenda como funcinoa essa operação. Imagine que numa adega estão armazenados vários tonéis de vinho. Cada parede da adega possui quatro prateleiras e em cada prateleira cabem seis tonéis. Dá muito trabalho contar todos os tonéis, um a um. Também é lento e dá trabalho somar - uma a uma - as parcelas iguais de tonéis distribuídos em cada prateleira.

    A solução encontrada para esse tipo de problemas é o princípio multiplicativo: construir um retângulo imaginário composto de quatro prateleiras, cada uma delas abrigando seis tonéis.



Quando utilizar?

Veja um exemplo típico de situação em que a multiplicação é utilizada:


  • Cida tem no seu guarda roupa três saias para cada dia da semana.



  •     Aplicando o retângulo do princípio multiplicativo, teremos uma figura cujo comprimento são os sete dias da semana e a largura são as três saias:



        A partir daí, é possível deixar de lado as palavras usuais e ficar só com as "palavras matemáticas": Sete vezes três, ou 7 x 3.

        O sinal que indica a multiplicação (X) não é a letra xis, mas sim dois riscos cruzados. Trata-se das duas diagonais do retângulo multiplicativo que se lêem como "vezes" ou "por": 7 x 3 (sete vezes três ou sete por três).

        Por enquanto a sentença matemática está expressando apenas o movimento de ordenar as 3 saias para cada um dos 7 dias da semana. Os algarismos 3 e 7 constituem os fatores da multiplicação. Para indicar o que resulta desta operação numérica usamos o sinal = (lê-se igual).


    Página 3
      
        O resultado, é chamado de produto.
       
        Quando os matemáticos passaram a usar a letra x (xis) em seus cálculos, foi necessário substituir o x da multiplicação por um outro sinal para evitar confusão. E o sinal escolhido foi o ponto (.)


    Página 3
     
     
    *Roberto P. Moisés é mestre em educação matemática (USP) e prof. do Col. Santa Cruz e das Universidades Sumaré e São Judas.Luciano Castro Lima é coordenador de matemática do Ceteac - Centro de estudos e trabalho em educação e cultura.
    Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

    Um comentário:

    1. Oi, Marlene!

      Que blog bonito! Quem fez p/vc? heheheh

      Boa sorte com seus trabalhos! Que seja de grande valia...

      Bj.

      ResponderExcluir